Sexta-feira, 20 de Julho de 2007
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, nos últimos 20 anos, Portugal caracteriza-se pelo decréscimo da taxa de natalidade tendo passado de uma média de 12,2 para 10 crianças por cada mil habitantes. Por outro lado, entre 1987 e 2006 as mulheres portuguesas tiveram cada menos filhos e mais tarde.
Com o decréscimo da taxa de natalidade e o aumento da longevidade a população portuguesa está a envelhecer tendo a proporção de jovens passado de 22 por cento em 1987 para 15 por cento em 2006.
Estes dados não me espantam mas preocupam. O problema é a falta de estabilidade que os jovens encontram para constituir família . Como querem que um tipo que ganhe 500 euros e ela 450 consigam constituir família ?
As contas são fáceis de fazer, pagam 500 euros para a casa e ficam com 450 para sobreviverem, é esta a realidade de uma percentagem bastante elevada de portugueses com idade na casa dos 30, uma idade que já exigia uma estabilidade a todos os níveis , daí que origine que cada vez se tenha filhos mais tarde pois para os ter é necessário uma estabilidade difícil de alcançar.
Com contratos de 6 meses e com pouca qualificação profissional quem pode arriscar num projecto a longo prazo? Como por exemplo ter um filho. Ninguém .
Agora veio o nosso " Enginheiro " com ideias para aumentar o abono de família durante um tempo mas não acredito que vá dinamizar o crescimento demográfico.
Primeiro tem que se criar melhores condições a nível de crescimento financeiro para que as famílias não fiquem com a corda na garganta, em seguida mentalizar que cada um tem que viver com o que tem e não deve ter projectos elevados se não os consegue alcançar, recorrer ao crédito actualmente é um suicídio pois as taxa se juro variam loucamente. A única divida que se deve ter é a casa pois é obrigatória e controlar os aumentos já é uma grande dificuldade.
Assim vamos continuar a envelhecer e qualquer dia ter um filho será um luxo, pois para o manter é um endividamento constante.
Esperança..........
olá
descobri a dias um site que aproxima todos os portugueses emigrantes.
pode ser um bom elo de ligação entre o pais onde estamos e portugal... tem bons canais de tv portugueses gratis...
RTPinternacional RTP1 SIC jogos do FCP SLB SCP
www.tvtuga.com
espero que gostem da minha sugestão...
jorge
Boa sugestão Jorge. Continue que nós agradecemos
Dá-me vontade de ir já fazer um filho!
Rssss
Ui é só vontade.
LOL
Cumprimentos
Cai aqui de para quedas, mas não pude deixar de comentar. Finalmente, alguém começa a ver a realidade absurda em Portugal! Eu próprio passei pela experiência de tentar ter uma vida, mas os contractos ainda mais ridículos que os de 6 meses, são os de 15 dias, e de 3 meses, que é o que tenho tido a vida toda!! Apenas agora, com 26 anos, consegui o segundo contrato de 6 meses!! Já nem falo nos 500 eur mensais, que são o preço de uma renda/pagamento de habitação...E viver sozinho por exemplo? tenho amigos que o tentaram, mas não conseguem se não forem os pais a meter comer no frigorífico! E por falar em frigorífico, com a idade que tenho, nem para um frigorífico consigo um empréstimo!E sou português de gema, à varias gerações... A realidade portuguesa (até escrevo com P pequeno) é ridícula, e injusta...Bom blog, ando à anos para criar um do género...Pode ser que seja agora. Cheers. Bom trabalho.
P.S. Quem quiser ver a realidade de envelhecimento em portugal, passe por zonas como Queluz e outras entre as 8 da manhã, e 18 da tarde e olhe em volta...Oferece se um sapo a quem vir alguém com menos de 60 anos, e sem artrite reumatóide e dentes falsos...Ah! Os dentes podem ter ficado em casa, devido ao Alzheimer...
Tudo o que disse está certo e as perspectivas não são animadoras. Repare na quantidade de jovens que estão a emigrar. Ainda ontem fui tratar de uma situação que envolve uma mãe solteira. Em Portugal trabalha 8 a 9 horas como caixa num Super e ganha 500 euros agora vai para Espanha trabalhar 5 horas e ganhar 700 euros. Trabalha menos, ganha mais e assim poderá ficar mais tempo com o filho. Força crie um blog pois precisamos de pessoas que intervenham.
Cumprimentos
Comentar post